● LISTA DE ENXOVAL
 
AMAMENTAÇÃO


  

Produtos que auxiliam a amamentação evidenciam a importância do leite materno

A concha, o protetor de seio e o sling são produtos facilmente encontrados no mercado.

 

        O leite materno é um direito de todo bebê. É por causa dele que o bebê cresce saudável, desenvolve o sistema nervoso e tem a inteligência estimulada. Acontece que muitas mamães sentem dificuldade na hora de amamentar. Por esse motivo, as fábricas de artigos infantis estão criando produtos que facilitem a amamentação. A concha para preparação de mamilo de silicone é um desses produtos. Ela ajuda na formação do bico para facilitar a amamentação, coleta o excesso de leite, evita a obstrução dos dutos mamários e o empedramento do leite. Alguns modelos, ajudam na cicatrização natural da pele em caso de fissuras.

Além da concha, existe também o coletor de Leite materno, que serve especialmente para mamães que têm muito leite. Ele pode ser manual ou elétrico. Ambos auxiliam a mãe a esgotar o excesso de leite materno, evitando a inflamação da mama, causado pela retenção do leite.

Nos casos de mamilo retrátil ou ausência de mamilo, o coletor também auxilia o desenvolvimento do mamilo através da sucção.

   Então, tendo em mente que o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que existe para o seu bebê, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade, a mãe deve se esforçar ao máximo para oferecer o leite materno para a criança.

Algumas mães tem fissuras ou machucados nos mamilos. Para que elas não se desmotivem em amamentar surgiu o protetor de seio de silicone, que é um bico intermediário que auxilia na amamentação em casos de dores causados pelas rachaduras, fissuras e sangramento dos mamilos, ou mesmo quando o bebê começa a ganhar os primeiros dentinhos.

E as novidades não terminam por aqui. Existe também o sutiã para amamentação, feito para sustentar a mama na época da amamentação e com feixes de abertura frontal para cada mama, facilitando a amamentação, e o absorvente de seio, criado para absorver o excesso de leite que flui dos seios, entre os intervalos de amamentação, evitando que este molhe a roupa da mãe.

Além da importância nutricional do leite materno, amamentar cria um vínculo de afeto e proteção entre mãe e filho muito importante nesta fase da vida do bebê. Esse vínculo favorece o desenvolvimento de crianças mais tranqüilas, com maior auto-estima e mais ajustadas socialmente.

Para que essa aproximação seja feito no momento da amamentação, a mãe pode optar pelo uso do sling. O sling é um porta bebê onde a mãe pode amamentar discretamente mantendo o conforto do bebê. Pode ser usado em várias posições, onde mamãe e bebê aumentarão sua interação e contato: posição de abraço, berço, cadeira e canguru.


Fonte: DeCastro Assessoria de Imprensa